Ticker

6/recent/ticker-posts

3 formas para acabar com o inchaço causado pela retenção de líquido



Ter uma rotina de exercícios e uma alimentação saudável sempre vão ser importantes para o funcionamento de qualquer organismo, mas para eliminar aquela retenção de líquido que te incomoda é essencial. A mudança da alimentação e começar a incluir alguns alimentos com poderes diuréticos podem ser fatores fundamentais.

O que é a retenção de líquido?

Quando há acúmulo excessivo de água no organismo (seja por excesso da produção, da retenção exagerada ou da insuficiente drenagem do líquido) a retenção se instala. Com isso, o inchaço surge em algumas partes do corpo (membros, tronco, face) ou até o corpo todo pode ser afetado.

Algumas formas para acabar com o inchaço causado pela retenção de líquido

A ingestão de líquido já torna a ação diurética porque quanto mais água a pessoa ingere, mais urina ela irá produzir, mas existem algumas ervas que estimulam mais esse efeito diurético.

Dessa forma, os chás diuréticos são uma excelente opção para ajudar a eliminar esse excesso de água no organismo. Algumas das opções boas são: cavalinha, hibisco, canela com gengibre, chá-verde, salsinha e outros.

  • A prática de exercícios físicos

Uma excelente mudança a ser feita na sua rotina, é o de inserir a atividade física regular na sua semana. Assim, essa prática, é uma forma natural e mais rápida do corpo diminuir o inchaço, pois, com a contração dos músculos, faz com que force o excesso de líquidos a ser eliminado através da urina.

Alguns exercícios recomendados são, por exemplo: caminhada rápida, andar de bicicleta, corrida e saltar corda.

  • Cuidados com a alimentação

Além disso tudo, sabemos que o cuidado com o que comemos é super importante. Por isso, ter alguns hábitos é importante, como: beber água (cerca de 2 litros por dia), tomar chá regularmente, substituir o sal para preparar ou temperar os alimentos por outros temperos como salsinha ou orégano, por exemplo.

Quais alimentos ajudam a diminuir a retenção de líquidos?

  • Ingerir mais alimentos diuréticos, como melancia, pepino, abacaxi ou tomate;
  • Evitar os alimentos industrializados, embutidos ou outros que tenham muito sódio;
  • Consumir mais alimentos ricos em potássio como: folhas de beterraba cozida, abacate, iogurte desnatado, banana, suco de laranja;
  • E outros alimentos que ajudam, como: aveia, aspargos, alcachofra, aipo.

Postar um comentário

0 Comentários