Ticker

6/recent/ticker-posts

Veja 3 exemplos de como empreender do zero



Com o aumento do desemprego e das crises financeiras agravadas pela pandemia, muitas pessoas estão buscando alternativas para trabalhar por conta própria. A maioria delas porém, não têm capital inicial para começar um empreendimento. 

O que significa empreender do zero?

Primeiramente, precisamos ter uma ideia do que é de fato empreender. Nesse sentido, se você fizer uma busca pelo termo na internet, aparecerá algo mais ou menos assim: iniciativa de implementar novos negócios.

Pois bem, o termo “iniciativa de implementar ” significa começar a colocar em prática uma ideia ou plano. E o empreendedorismo está realmente muito ligado a isso.

Nesse sentido, não basta apenas ter boas ideias, é preciso dar um passo concreto e por a mão na massa.

Logo, se você parar para observar, a expressão “empreender do zero” não é muito adequada, pois a própria ideia e os meios para concretizá-las já são considerados recursos mesmo que sejam materiais.

Dessa forma, iremos considerar aqui o “zero” como a ausência ou quantidade muito limitada de recursos materiais.

Afinal, como posso empreender do zero?

Basicamente, que você precisa fazer é transformar habilidades ou produtos em dinheiro.

Parece óbvio, mas isso pode ser feito de varias formas e vou dar alguns exemplos:

Exemplo 1: João não tem dinheiro, mas sabe instalar papel de parede. Um belo dia, ele decide usar esse conhecimento para ganhar dinheiro.

Então, ele passou a divulgar todos os dias em grupos do facebook, que estava prestando serviços de instalação de papel de parede, e a partir daí conseguiu seu primeiro cliente no mesmo bairro em que morava.

E o que ele gastou com isso? Além do seu tempo, quase nada, já que o que precisou pra fazer o serviço foi apenas uma espátula de plástico, flanela, um estilete e uma trena para medição.

Agora, João está recebendo indicações dos seus serviços e toda semana tem trabalho. Mas claro, partimos do pressuposto de que João fez um belo trabalho. Foi caprichoso e atencioso no atendimento. 

Exemplo 2: Ana tem dois filhos pequenos pra cuidar, não pode trabalhar fora e precisa ter uma renda.

Como ela não tem dinheiro para investir, ela pensou em empreender usando suas habilidades com jardinagem.

Dessa forma, ela passou a fazer mudinhas de plantas frutíferas e flores ornamentais em casa e avisou os vizinhos e amigos do seu novo trabalho.

Alguns dias depois, Ana já conseguiu vender algumas mudinhas; e melhor, sem precisar sair de casa.

Exemplo 3: Daniel precisa ganhar dinheiro urgentemente, mas não tem nenhum centavo para investir em algo.

Então, depois de pensar bastante, pegou R$ 20 reais emprestados com um amigo, foi até uma distribuidora e comprou balas e chicletes.

Nesse mesmo dia, Daniel ofereceu os produtos nos sinais de trânsito e nas ruas da sua cidade, e conseguiu vender tudo em poucas horas.

Agora, Daniel já tem o dinheiro para pagar o amigo e também pra fazer novas compras e revender novamente.

Percebe que empreender, não precisa ser nada complexo e está ao alcance da maioria das pessoas?

Sendo assim, você pode começar a dar os primeiros passos agora. Procure identificar suas habilidades e de que forma elas podem te ajudar a ganhar dinheiro.

Enfim, você só precisa ter uma boa ideia e muita força de vontade para colocá-la em prática.

Postar um comentário

0 Comentários