O que significa empreender do zero?
Primeiramente, precisamos ter uma ideia do que é de fato empreender. Nesse sentido, se você fizer uma busca pelo termo na internet, aparecerá algo mais ou menos assim: iniciativa de implementar novos negócios.
Pois bem, o termo “iniciativa de implementar ” significa começar a colocar em prática uma ideia ou plano. E o empreendedorismo está realmente muito ligado a isso.
Nesse sentido, não basta apenas ter boas ideias, é preciso dar um passo concreto e por a mão na massa.
Logo, se você parar para observar, a expressão “empreender do zero” não é muito adequada, pois a própria ideia e os meios para concretizá-las já são considerados recursos mesmo que sejam materiais.
Dessa forma, iremos considerar aqui o “zero” como a ausência ou quantidade muito limitada de recursos materiais.
Afinal, como posso empreender do zero?
Basicamente, que você precisa fazer é transformar habilidades ou produtos em dinheiro.
Parece óbvio, mas isso pode ser feito de varias formas e vou dar alguns exemplos:
Exemplo 1: João não tem dinheiro, mas sabe instalar papel de parede. Um belo dia, ele decide usar esse conhecimento para ganhar dinheiro.
Então, ele passou a divulgar todos os dias em grupos do facebook, que estava prestando serviços de instalação de papel de parede, e a partir daà conseguiu seu primeiro cliente no mesmo bairro em que morava.
E o que ele gastou com isso? Além do seu tempo, quase nada, já que o que precisou pra fazer o serviço foi apenas uma espátula de plástico, flanela, um estilete e uma trena para medição.
Agora, João está recebendo indicações dos seus serviços e toda semana tem trabalho. Mas claro, partimos do pressuposto de que João fez um belo trabalho. Foi caprichoso e atencioso no atendimento.
Exemplo 2: Ana tem dois filhos pequenos pra cuidar, não pode trabalhar fora e precisa ter uma renda.
Como ela não tem dinheiro para investir, ela pensou em empreender usando suas habilidades com jardinagem.
Dessa forma, ela passou a fazer mudinhas de plantas frutÃferas e flores ornamentais em casa e avisou os vizinhos e amigos do seu novo trabalho.
Alguns dias depois, Ana já conseguiu vender algumas mudinhas; e melhor, sem precisar sair de casa.
Exemplo 3: Daniel precisa ganhar dinheiro urgentemente, mas não tem nenhum centavo para investir em algo.
Então, depois de pensar bastante, pegou R$ 20 reais emprestados com um amigo, foi até uma distribuidora e comprou balas e chicletes.
Nesse mesmo dia, Daniel ofereceu os produtos nos sinais de trânsito e nas ruas da sua cidade, e conseguiu vender tudo em poucas horas.
Agora, Daniel já tem o dinheiro para pagar o amigo e também pra fazer novas compras e revender novamente.
Percebe que empreender, não precisa ser nada complexo e está ao alcance da maioria das pessoas?
Sendo assim, você pode começar a dar os primeiros passos agora. Procure identificar suas habilidades e de que forma elas podem te ajudar a ganhar dinheiro.
0 Comentários