“As varizes não podem ser entendidas como um problema meramente estético. Mesmo as varizes menores até os casos mais avançados podem trazer bastante incomodo ao paciente e evoluir para quadros mais severos”, explica a cirurgiã vascular Maria Clara Sanjuan.
A médica conta que tecnologias inovadoras permitem diagnósticos mais apurados e tratamentos mais rápidos e seguros. Porém, o tamanho da veia, a profundidade, a idade e o quadro clínico do paciente irão interferir na escolha da técnica. Conheça os quatro principais procedimentos:
CLACS:
É o procedimento ambulatorial que combina duas técnicas: o laser transdérmico e a aplicação de glicose. A associação de técnicas potencializa os efeitos isolados e traz excelentes resultados para quem deseja eliminar alguns tipos de varizes, antes só tratadas com cirurgia, e vasinhos.
A principal vantagem é que não precisa de repouso e o paciente já sai da sessão pronto para seguir o seu dia a dia normalmente.
Escleroterapia com espuma:
Uma alternativa à cirurgia de varizes realizada de forma rápida e eficaz, feita no próprio consultório. Durante o procedimento, é injetada a espuma, uma mistura de uma substância esclerosante chamada polidocanol com o ar ambiente.
O método é guiado pelo ultrassom e é indicado principalmente para varizes mais calibrosas ou aquelas mais profundas que o laser não tem acesso. Além da praticidade, o tratamento é minimamente invasivo e as atividades diárias já podem ser retomadas logo após o procedimento.
Termoablação:
A termoablação é uma das técnicas utilizadas para o tratamento da veia safena que já não funciona mais adequadamente. No procedimento, minimamente invasivo, introduz-se uma fibra de laser ou um cateter de radiofrequência através de uma punção na pele guiada por ultrassom, sem a necessidade de cortes.
O calor do laser ou da radiofrequência causam uma lesão térmica na parede da veia fazendo com que ela se torne uma espécie de cicatriz interna. Considerada a técnica padrão ouro, a termoablação pode ser indicada para a maior parte dos casos, incluindo pacientes obesos e com problemas de saúde associados como hipertensão, diabetes, histórico prévio de linfedema e erisipela. Uma das vantagens do tratamento é a recuperação, pois não exige repouso, possibilitando ao paciente retornar às suas atividades habituais rapidamente.
Flebectomia:
Essa é a técnica clássica para retirada das varizes que precisam ser tratadas. Mesmo com toda a evolução no âmbito da cirurgia vascular a flebectomia ainda tem grande importância e excelentes resultados quando bem indicada. O procedimento é realizado em unidade de hospital dia, com anestesia local e sedação e alta no mesmo dia.
0 Comentários